História

Em 2004 eu conhecia algumas pessoas desviadas. Notei que havia um grupo que não havia saído de suas igrejas por causa de Jesus, mas por terem sido mal-tratadas por outras pessoas. Gente que deveria amar havia mal-tratado aquelas pessoas nas suas próprias igrejas.
Orei, pedi a Deus o que fazer. Senti que deveria convidar aqueles desviados para estudarmos a Bíblia juntos. Só aceitaram porque era na escola que eu trabalhava, pois diziam que de igreja passariam longe.
Começamos em Gênesis 1. Antes de terminarmos o livro TODOS já haviam se reconciliado com Jesus e também COM SUAS IGREJAS (isso mais me surpreendeu, elas voltaram para as igrejas que as maltrataram). Eu gastava umas vinte horas por semana elaborando cada um daqueles estudos semanais, e tudo era oferta ao Senhor e àquelas pessoinhas gente boa de Deus.
Daí vários membros dessas igrejas deles começaram a perguntar ONDE é esse estudo bíblico que te ajudou a voltar para Jesus e para a Igreja. Membros e pastores vinham ver o que era nossos estudos, e ali nascia então um curso também para evangélicos e pastores, na época o CAÇADORES DE DEUS NA BÍBLIA, nome sugerido pelos próprios alunos.
Era 2004, Procurei o Cirilo e contei para ele a novidade. Ele disse que eu deveria “fincar o meu pé nesse veio, pois sentia que Deus também tinha chamado na minha vida para ensino da Bíblia”.
Começamos a cobrar de alguns a quantia “simbólica” de R$19,00, o que nem ajudava a pagar o aluguel da sala onde acontecia o curso, eu que inteirava do meu bolso a diferença.
Deus abençoou e abriu portas, o curso foi para a livraria evangélica Patmos, que ficava em frente ao Big Shopping. Quando a loja fechava, às 19h, uma vez por semana, começava nosso curso. A loja ganhava novos compradores, pois os irmãos acabavam levando alguma coisa, e o que alguns dos irmãos pagavam simbolicamente (R$19 mensais) agora abençoava minha vida também.
Depois o curso foi para uma escolinha infantil, e, com a ajuda dos pastores Clayton e Jorge, da IBC, nossa turma, que não parava de crescer e já não cabia mais na sala da escolinha, veio para a SEBE.
No início de 2007, entretanto, atendendo pedidos de alunos, fui procurar o Sidney Sanches, reitor da FATE-BH, para ver se seria possível o pessoal estudar mais matérias conosco para depois terminarem lá um Bacharelado. Ele me explicou o Parecer do MEC 063/2004, que depois de 2004 passou a permitir o novo formato de curso livre + Integralização de Estudos, e me passou os programas de curso da FATE-BH que, se seguido pelos nossos alunos no Eldorado, teria as horas/aula aproveitadas futuramente na FATE-BH para Integralização de Estudos.
Era muita coisa que teria de ser agregada.Em 2009 estava tudo ok para oferecermos a FATE ELDORADO, com conteúdos e carga horária que respeitavam as exigências do MEC no referido Parecer.
Mas a FATE-BH naquele período viria a ser encampada pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, e naquele intervalo não houve oferta para Integralização de Estudos, preocupada se haveria essa oferta três a quatro anos depois, quando os alunos viessem a terminar o curso teológico livre, foi firmada parceria com o CEFEP para oferta segura da Integralização dos Estudos após o curso para que todos os alunos, além de agora estudarem a Bíblia toda e Teologia, também poderem ter um Diploma Reconhecido.
Parceria firmada, foi divulgado o curso. Nos meses seguintes vimos dezenas de pessoas virem para a sala. Era oferecido um preço bem baixo porque algumas igrejas estavam apoiando. Pena que muitos alunos que vieram passariam por problemas financeiros e não puderam continuar, mas quase todos dizem até hoje que a qualquer hora vão se organizar e voltarão para estudar conosco, dizem que nosso conteúdo é bom e o preço também.
Pr. Edmur Zímerer – Coordenador do curso.

Deixe um comentário